Com periodicidade semestral, a Revista Política e Planejamento Regional (RPPR) promove a divulgação da produção técnico-científica relativa a temas de política, planejamento e desenvolvimento regional, ordenamento e gestão do território em diferentes escalas geográficas em forma de análises, conceitos e proposições, bem como a difusão de experiências de formulação e implementação de políticas públicas associadas a esses temas; consulte a seção Foco e Escopo.

O interesse da revista não se restringe exclusivamente à realidade nacional; são valorizadas apreensões críticas de experiências em outros países e análises comparativas com a realidade brasileira, visto que as desigualdades regionais se manifestam dentro e fora do Brasil em diversas maneiras. O público da RPPR é composto por acadêmicos e pesquisadores vinculados ao tema, gestores públicos, representantes de instituições e profissionais envolvidos na formulação e implementação de políticas e planos regionais, bem como na aplicação de instrumentos de planejamento, desenvolvimento regional e gestão territorial, entre outros. Procura, assim, abrir um espaço para o debate da política e do planejamento regional numa perspectiva interdisciplinar onde a atuação do poder público e de outros agentes políticos e sociais é destacada, analisada e, criticamente, apreciada.

A revista está registrada nos indexadores DOAJ, Periódicos Capes, Latindex, ROAD e nas bases Google Scholar, Academia, entre outros. Para obter mais informações, consulte a seção Apoios, indexadores e bases de dados.

Secretaria da RPPR: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de janeiro (IPPUR/UFRJ).

Contato: revistapoliticaeplanejamentoregional@ippur.ufrj.br