Normas para Publicação

São publicados apenas textos originais e inéditos. Todos os artigos recebidos são submetidos a dois pareceristas (e a um terceiro em caso de discordância entre os dois primeiros), que recomendam ou não a publicação ou solicitam modificações no texto.

Só serão aceitas submissões com no máximo 4 nomes na condição de autores.

Pelo menos um dos autores deve ter titulação mínima de mestre. Mestrandos são convidados a submeter artigos em co-autoria com seus orientadores.

As contribuições precisam ser encaminhadas por meio do sistema de submissão eletrônica do site da RPPR clicando aqui.

Conforme indicado no link, autores sem registro no sistema são solicitados a preencher uma ficha que lhes confere um login e uma senha. Com este nome de login e senha, os autores poderão depositar seus textos e os respectivos resumos através de um formulário próprio que permite também o registro de co-autorias.

Especificações do texto

  • Os textos para a seção "Artigos" devem ter entre 5000 e 8000 palavras (incluindo na contagem as referências bibliográficas); resumos devem ser excluídos da contagem;
  • Formatação do texto: Fonte Arial tamanho 11, margens 2.5, espaço 1,5. Tabelas e gráficos em Excel;
  • O título e os subtítulos devem ser ordenados da seguinte maneira: Título 1: Arial, tamanho 14, normal, negrito; Título 2: Arial, tamanho 12, normal, negrito; Título 3: Arial, tamanho 11, itálico, negrito;
  • O corpo dos textos da seção "Artigos" deverá conter "introdução", "conclusão" e "referências bibliográficas";
  • Os textos para a seção "Resenhas" devem ter entre 1000 e 1500 palavras e os livros resenhados devem ter sido publicados nos últimos dois anos;
  • Todas as figuras devem ser enviadas em grayscale em formato EPS ou TIF, com resolução de 300 dpi (figuras coloridas devem ser readequadas a esse padrão).

Critérios bibliográficos 

As referências bibliográficas devem seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto, em ordem alfabética, de acordo com os exemplos abaixo para livros, capítulos de livros e artigos: 

BENEVOLO, L. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1981.

LAFER, C. O Planejamento no Brasil: observações sobre o Plano de Metas (1956-1961). In: LAFER, B. M. Planejamento no Brasil. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 29-50.

CARLEIAL, L. O desenvolvimento regional brasileiro ainda em questão. Revista Política e Planejamento Regional, v. 1, n. 1, p. 1-21, jan./jun. 2014. 

Se houver até três autores, todos devem ser citados; se mais de três, devem ser citados os coordenadores, organizadores ou editores da obra, por exemplo: 

LEME, M. C. et al. O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999.

As menções a autores, no correr do texto, seguem a forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, página), como nos exemplos: (HARVEY, 1983) ou (HARVEY, 1983, p. 15). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: (HARVEY, 1983a) (HARVEY, 1983b) etc. 

Quando não houver a informação, utilizar “s.n.”, “s.l.” e “s.d.” para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco (sem o local de edição) e sine data (sem referência de data). 

Colocar como notas de rodapé apenas informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar 3 linhas, em fonte Arial, tamanho 9.

Para citações ao longo do texto, utilize para um autor: Ab'Saber (1990) ou (AB'SABER, 1990); para dois autores: Silva e Ramirez (1992) ou (SILVA e RAMIREZ, 1992); para três ou mais autores: Silva et al. (1992) ou (SILVA et al., 1992). Não utilize "&" em citações.

Use ponto e vírgula para separar citações de diferentes autores (SILVA e RAMIREZ, 1992; RAMIREZ, 1993) ou para múltiplas citações de um mesmo autor (AB'SABER, 1990; 1993a; 1993b).

Apresentar múltiplas citações em ordem cronológica (AB'SABER, 1990; SILVA e RAMIREZ, 1992; AB'SABER, 1993).

Os editores se reservam o direito de não publicar artigos que, mesmo selecionados, não estejam rigorosamente de acordo com estas normas.

Declaração de direito autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Endereço de contato

Secretaria da Revista Política e Planejamento Regional
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de janeiro 
Av. Pedro Calmon, nº 550 – Prédio da Reitoria, 5º andar, Sala 528, Cidade Universitária – Rio de Janeiro 
Telefone: (21) 2598-1923/1673 – revistapoliticaeplanejamentoregional@ippur.ufrj.br