Revista Política e Planejamento Regional

Editorial da Edição atual

RPPR Rio de Janeiro, Vol. 6, Nº 1, Janeiro a Abril de 2019, publicado em janeiro de 2019

Editorial 

Com o novo volume adotamos, definitivamente, a dinâmica já experimentada no nº 3 do volume 5 de 2018: os artigos serão publicados na medida que forem aprovados e editados, e cada número da revista se constituirá por um determinado conjunto de textos. 

Assim se mantem a estrutura formal dos números, mas numa dinâmica diferente que permite maior agilidade na difusão do conhecimento. O Editorial vai ser mantido para dar rápidas indicações inciais sobre os conteúdos dos artigos que, ao longo do tempo, serão colocados no ar.

Este Número 1 começa com uma instigante discussão sobre desenvolvimento das autoras Karla Lúcia Bento e Lilian Blanck de Oliveira no seu artigo Desenvolvimento e Eurocentrismo: reflexões a partir de Abya Yala – América Latina.

O segundo artigo é de Eduardo Margarit que contribui com suas experiências, observações e reflexões sobre um tema que talvez não seja tão novo, mas que sempre merece uma provocação sob o título O planejamento regional e a luta dos povos tradicionais pela terra na fronteira franco-brasileira.

Já o artigo Configuração espacial e tipologia da área funcional urbana das cidades gêmeas Uruguaiana (BR) – Paso de Los Libres (AR): dinâmicas fronteiriças de Heleniza Ávila Campos trabalha a hipótese de que, no caso das cidades-gêmeas Uruguaiana (BR) e Paso de Los Libres (AR), há correlação positiva entre processos de integração transnacional e transfronteiriça e suas interações multiescalares com a rede urbana e de circulação regional,  relacionados à especialização funcional dos gateways de fronteira segundo tipo e intensidade de fluxos que captam.