Resumo em Português



Karla Lucia Bento
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Lilian Blanck de Oliveira
Professora Titular do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Desenvolvimento e Eurocentrismo: reflexões a partir de Abya Yala – América Latina

A América Latina, como a conhecemos, inicia em 1492, diferindo do território denominado Abya-Yala pelos povos que aqui viviam e, ainda no século XXI, reflete as relações estabelecidas ao longo da colonização marcada por conquistas de territórios e dominação cultural e científica. Nesta história alguns povos se fortaleceram e impuseram sua forma de ser, viver, agir e pensar, enquanto outros, ainda hoje, têm sua existência desqualificada. O objetivo deste trabalho é problematizar conceitos como eurocentrismo, colonização/colonialidades e desenvolvimento relacionados com trabalho no contexto capitalista e os conceitos de interculturalidade e Bem-viver. A base metodológica bibliográfica traz autores que discutem outras formas de se relacionar no/com o mundo, visando uma sociedade com equidade e qualidade de vida para todos. Após discutirmos esses conceitos e questionarmos a hegemonia imposta, trazemos a interculturalidade e o bem-viver como possibilidade de alternativa ao desenvolvimento.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar