Resumo em Português



Carlos Henrique Magalhães de Lima
Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília

Renato Schattan
Mestre em Projeto e Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília - UnB; Diretor do Instituto Candeeiro de Cultura, Educação e Direitos Humanos, IC, Brasil.

Tecnologias urbanas, mobilidade e cenários pós-pandemia no Distrito Federal: usos de dados e informações no transporte público.

A pesquisa está orientada para a especulação sobre o uso de dados e o manejo de informações no transporte público. Com a pandemia da Covid-19 no ano de 2020, assistimos ao aumento de dados em circulação que importam para diferentes aspectos do planejamento urbano, o que coloca em evidência a capacidade de diferentes atores, públicos e privados, em produzir informações capazes de resultar em uso produtivo e consequente de tecnologias informacionais. Como fonte e foco do debate aqui conduzido, serão feitas considerações sobre a construção de concepções estratégicas orientadas para o transporte, tomando-se o caso o caso da Área Metropolitana de Brasília. A exemplo de outras regiões metropolitanas francamente dependentes dos deslocamentos de longa distância, a cidade é espaço privilegiado para testar hipóteses das relações entre desenvolvimento e circulação de pessoas.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar